Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE
O primeiro módulo tem como finalidade abordar quadros internacionais, europeus e nacionais sobre a inclusão das pessoas com deficiência e as medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal.
Timeline:
Evolução da Educação Especial
Reflexão:
Será que a “bandeira” da inclusão tira oportunidades a
algumas crianças e jovens?
Penso que por vezes (em casos graves), esta é levada ao
extremo, sem que se avalie e considere as reais competências e necessidades dos
alunos. Muitos destes, apesar dos esforços dos professores, técnicos e
comunidade educativa, devido aos défices inerentes ao quadro que apresentam,
não conseguem usufruir das experiências proporcionadas pelo modelo da escola
inclusiva. Nestes casos, talvez fosse mais importante permitir o
desenvolvimento (em outras instituições ou idealmente em núcleos especializados
dentro das escolas) de competências que no futuro lhes permitissem enquanto
jovens e adultos, usufruir de uma “verdadeira inclusão” na sociedade e não
apenas na comunidade escolar. Não é este o último objectivo da passagem de
qualquer criança com ou sem deficiência pela escola?
Mas isto claro, nunca separando estas crianças
do convívio e interacção com os seus pares.
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