Módulo 1



Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE


Objectivo:

O primeiro módulo tem como finalidade abordar quadros internacionais, europeus e nacionais sobre a inclusão das pessoas com deficiência e as medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal.

Timeline:

Evolução da Educação Especial


 Reflexão:

Será que a “bandeira” da inclusão tira oportunidades a algumas crianças e jovens?
Penso que por vezes (em casos graves), esta é levada ao extremo, sem que se avalie e considere as reais competências e necessidades dos alunos. Muitos destes, apesar dos esforços dos professores, técnicos e comunidade educativa, devido aos défices inerentes ao quadro que apresentam, não conseguem usufruir das experiências proporcionadas pelo modelo da escola inclusiva. Nestes casos, talvez fosse mais importante permitir o desenvolvimento (em outras instituições ou idealmente em núcleos especializados dentro das escolas) de competências que no futuro lhes permitissem enquanto jovens e adultos, usufruir de uma “verdadeira inclusão” na sociedade e não apenas na comunidade escolar. Não é este o último objectivo da passagem de qualquer criança com ou sem deficiência pela escola?
Mas isto claro, nunca separando estas crianças do convívio e interacção com os seus pares.

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