Módulo 3

Desenho Universal da Aprendizagem

Objectivo:

O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem.


Reflexão : (Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica  predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?)

 Muitos foram os professores que passaram por mim durante a minha vida académica, no entanto posso dizer que todos eles seguiram uma linha bastante semelhante, existindo diferenças na forma como expunham os conteúdos e nas  ferramentas e estratégias de que se faziam valer. 

Penso que isto está também relacionado com as competências em que se sentiam mais à vontade. Nem todas as pessoas têm o dom da palavra, ou de serem capazes de utilizar os diagramas ou suportes audiovisuais de forma a que os alunos consigam aceder melhor aos conteúdos.

Tendo em conta a natureza das turmas e as exigências a que tinham que dar resposta, enquanto estudante assisti ao que referem na questão como "uma uniformização de todos", não porque os professores não o quisessem fazer, mas sim porque em turmas de muitos alunos em que existe um programa e metas a cumprir a individualização é difícil de gerir.

Questionário VARK:


Your scores were:
  • Visual: 4
  • Aural: 12
  • Read/Write: 7
  • Kinesthetic: 5

You have a mild Aural learning preference.

 Comentário:

O resultado obtido no questionário, corresponde ao que realmente sinto quando estou a aprender algo ou a estudar. Durante o meu tempo de estudante sempre foi assim, a escrita e a oralidade facilitavam-me a compreensão e memorização dos conteúdos. Numa primeira fase resumia o que tinha ouvido e procurava mais informação nos livros e documentos, construido os meus resumos, que posteriormente lia várias vezes. Por vezes, tinha a necessidade de os ler várias vezes em voz alta para me ouvir.

No entanto, é curioso como questões relacionadas com passatempos e experiências externas à vida académica ajudaram a chegar a este resultado.

Atividade de Grupo:

https://sites.google.com/site/somjterapiadafala/

Sem comentários:

Enviar um comentário