Desenho Universal da Aprendizagem
Objectivo:
O terceiro módulo tem como
finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da
aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho
universal da aprendizagem.
Reflexão : (Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?)
Muitos foram os professores que passaram por mim durante a minha vida académica, no entanto posso dizer que todos eles seguiram uma linha bastante semelhante, existindo diferenças na forma como expunham os conteúdos e nas ferramentas e estratégias de que se faziam valer.
Penso que isto está também relacionado com as competências em que se sentiam mais à vontade. Nem todas as pessoas têm o dom da palavra, ou de serem capazes de utilizar os diagramas ou suportes audiovisuais de forma a que os alunos consigam aceder melhor aos conteúdos.
Tendo em conta a natureza das turmas e as exigências a que tinham que dar resposta, enquanto estudante assisti ao que referem na questão como "uma uniformização de todos", não porque os professores não o quisessem fazer, mas sim porque em turmas de muitos alunos em que existe um programa e metas a cumprir a individualização é difícil de gerir.
Questionário VARK:
Your scores
were:
|
Comentário:
O resultado obtido no questionário, corresponde ao que realmente sinto quando estou a aprender algo ou a estudar. Durante o meu tempo de estudante sempre foi assim, a escrita e a oralidade facilitavam-me a compreensão e memorização dos conteúdos. Numa primeira fase resumia o que tinha ouvido e procurava mais informação nos livros e documentos, construido os meus resumos, que posteriormente lia várias vezes. Por vezes, tinha a necessidade de os ler várias vezes em voz alta para me ouvir.
No entanto, é curioso como questões relacionadas com passatempos e experiências externas à vida académica ajudaram a chegar a este resultado.
Atividade de Grupo:
https://sites.google.com/site/somjterapiadafala/
Sem comentários:
Enviar um comentário